Pesquisar

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Resenha : Deslembranças .

* Resenha : Deslembranças .
[Não tenho passado. Minhas lembranças estão no futuro]
Título: Deslembrança
Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 256
Classificação pessoal: ♥♥♥♥♥ (bom)
Você se lembra de algum acontecimento marcante dos últimos anos ou tem lembranças de fases e momentos de sua infância? Bem, London Lane não. O passado e o futuro caminham juntos, como uma espécie de quebra-cabeça que precisa ser montado. Eu me lembro do que ainda vai acontecer. Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou. Todas as minhas lembranças, boas, ruins, ou tanto faz, um dia vão se concretizar. (página 33) London é uma garota comum, de 16 anos, salvo um único detalhe: todos os dias e pontualmente às 04:33 da manhã esquece de todos, todos!, os detalhes de seu dia. Para manter a sua memória ativa sobre as coisas mais importantes, London escreve bilhetes para si mesma, antes de dormir, sobre alguns tópicos do dia (como tarefas da escola que precisam ser feitas, a roupa que vestiu, acontecimentos com amigos). De alguma forma, em meio a tantas emoções conflitantes, o sono segura minha mão e me puxa. E tudo o que não foi escrito desaparece. (página 39)
Portanto, assim é a rotina de London Lane: acorda, lê todos os seus bilhetes escritos na noite anterior, se prepara para o dia, vai à escola, faz suas atividades e no final da noite escreve tudo aquilo que ela precisa lembrar no dia seguinte, colocando os bilhetes em sua cabeceira para quando acordar. (...) sei que precisava ler isso hoje, e que vou precisar ler de novo amanhã. Para mim, ler é lembrar. (página 194)Além disso, London tem sim, lembranças. Mas, lembranças daquilo que ainda não aconteceu, e simlampejos do futuro sobre a sua vida, e sobre as pessoas ao seu redor.
A narrativa ganha um tonzinho de mistério quando London começa a ter lembranças ruins e perturbadoras sobre o seu próprio futuro. Somado a isso, imagens sobre o futuro de pessoas à sua volta que precisam ser analisadas com mais cautela. Além de sua mãe e da (única e) melhor amiga, JamieLondon conta com a ajuda de Luke (um garoto que conhece no colégio) para superar todas as suas dificuldades. — Não é a mesma coisa! — grito. — Você não tem ideia de como é esquecer completamente todos os dias. Acordo sem saber o que usei na escola no dia anterior, sem falar nas coisas idiotas que eu possa ter feito ou dito. Lembro-me de coisas que ninguém, ninguém, deveria ter que prever para si. Coisas horríveis. Coisas que vão acontecer comigo... (página 148)
O assunto central do livro é bem interessante. A autora propõe, através de sua escrita, uma série de reflexões em torno da anomalia psíquica que London enfrenta. Isso nos coloca ‘em sua pele’, enquanto lemos, compartilhando das aflições da personagem ao esquecer lembranças importantes de sua vida. Ao longo dos 48 capítulos, a história flui numa escrita leve, com algumas surpresas e o típico final‘interrogação’ (o que será que aconteceu?). A leitura é bem rápida (mesmo!) porque os capítulos são bem curtinhos. No final de ‘Deslembrança’, senti que faltou algo, porque talvez eu esperasse um pouco mais do livro em si. Porém, o que posso passar a vocês é a opção leve (apesar do tema) de leitura, com romance e uma boa distração com reflexões sobre as nossas atitudes e pensamentos .

Você tem boa memória? Gostaria de receber lembranças sobre o seu futuro?



— Ah, tenho certeza de que todo o mundo tem seus dramas de cinema — diz ele de um jeito que me dá a impressão de que consegue ver minha alma. (Cat Patrick, trecho do livro ‘Deslembrança’, página 70)

Nenhum comentário:

Postar um comentário